CO(S)MICIDADES: dia 15/10/16, sábado, de 10 às 18:00 (Rua Barão de Guaratiba, 29, Glória)

sábado, 3 de abril de 2010

Grupo de Estudos:




A Egrégora Conceitual
(para saber mais, clique nos links em azul no texto abaixo)

http://beinart.org/artists/jacek-yerka/gallery/jacek-yerka-3.jpg

O Grupo de Estudos A Egrégora Conceitual é uma proposta de cultivar em conjunto conceitos aplicáveis na vida oriundos de diversos saberes, ou seja, propomos uma transdisciplinaridade radical em que a filosofia está em ressonância com a ciência, a arte, a magia etc.

O grupo se encontra semanalmente e discute geralmente a partir de um texto ou algum outro dispositivo, como um filme, uma pintura etc. O coordenador faz uma exposição e o debate se dá a partir dessa exposição.

O coordenador é Nelson Job, autor do campo conceitual conhecido como "Ontologia Onírica", que articula a filosofia da diferença de Deleuze e seus intercessores (Estóicos, Spinoza, Bergson, Tarde, Whitehead, Manuel Delanda etc.) com a ciência moderna (sobretudo a Física Quântica, a Teoria do Caos e a Cosmologia), com a magia (especialmente o que é chamado de Hermetismoe com a arte (literatura, cinema, músicaartes plásticas etc) para se pensar, ou melhor: intuir, entre outros devires, o contínuo da vida com os sonhos e seus desdobramentos para os saberes. Os temas do grupo tendem a orbitar em torno dos saberes dos quais emergem a Ontologia Onírica.

Coordenador: Nelson Job – psicólogo, doutor e pós doutorando em História das Ciências, Técnicas e Epistemologia/UFRJ, coordenador do grupos de estudo.
Para quem: aos que querem alegremente cultivar uma transdisciplinaridade radical.
Onde: Botafogo, Rio de Janeiro.
Quando: às quintas, de 19:00 às 21:00. Primeiro encontro gratuito.
Quanto: valor estipulado pelo próprio participante
O que entedemos por uma "egrégora" enquanto grupo de estudos? Clique AQUI!
Contato para outras informações: nelsonjob1@yahoo.com.br e/ou 8646-8905


Novo módulo Poética & Vida em março de 2013: clique AQUI


3 comentários:

Nivaldete disse...

Boa surpresa, esse blog. Sinto-me atraída por esses assuntos, principalmente pela física quântica. Os senhores não pensam em falar sobre Amit Goswami?...
Prossigam. Um abraço.

Nelson Job disse...

Obrigado, Nivaldete. Goswami não entrou porque conheço pouco. Me utilizo dos físicos quânticos "originais": Bohr, Heisenberg, Schrödinger etc., e dentre os atuais, principalmente Penrose e Hameroff, que considero mais consistentes. Para um resumo, aqui você encontra o "Diferenças Emaranhadas" e no "Índice por temas" deste blog tem um item apenas para "filosofia quântica".

Anônimo disse...

Oi fascinante este espaço parece muito posicionado.........boa:)
Amei Continua deste modo !