CO(S)MICIDADES: dia 15/10/16, sábado, de 10 às 18:00 (Rua Barão de Guaratiba, 29, Glória)

domingo, 28 de agosto de 2011

Grupo de Estudo: Deleuze & Mística

"Mas o que você sabe de mim, uma vez que eu acredito no segredo - quer dizer, nas potências do falso - mais que nos relatos que revelam uma deplorável crença na exatidão e na verdade?"
"Conversações" Gilles Deleuze


"Deus não é o criador do mundo, é o poeta do mundo."
"Process and Reality" Alfred North Whitehead


"Porque na realidade ninguém permanece inativo um instante sequer, pois todo homem se vê impelido à ação, ainda que a despeito de si mesmo, pelas qualidades que brotam da natureza material."
"Bhagavad Gita"



Apesar do filósofo Gilles Deleuze pouco falar da mística e sequer tocar no Hermetismo, tais saberes possuem profundas ressonâncias com a Filosofia da Diferença. Em "Diferença e Repetição", místicos neoplatônicos são convocados para o filósofo fazer a reviravolta criativa em sua obra. Mais tarde, ele voltaria ao tema, fazendo uma ode ao paganismo em "Crítica e Clínica". Existem rumores que Deleuze escreveria um último livro acerca de Plotino. Se de um lado, Plotino, filósofo-místico por excelência, influenciou profundamente 2 das maiores influências de Deleuze - Spinoza e Bergson - por outro, em seus 7 Itens do Simulacro (onde Deleuze cartografa toda a sua ontologia, segundo Manuel DeLanda), fica evidente a relação dos itens com os 7 Princípios do Hermetismo. Bergson, por sua vez, tem livros como a coletânea "A Energia Espiritual" e sua última e definitiva obra "As 2 Fontes da Moral e da Religião", cujos títulos já falam por si. É possivel também relacionar os principais conceitos de Deleuze com os Arcanos Maiores do tarô. Neste módulo do grupo de estudos "A Egrégora Conceitual", estabeleceremos as ressonâncias entre Deleuze e Hermes Trismegisto, entre a Filosofia da Diferença e a mística.

O grupo de estudos A Egregóra Conceitual se reúne em uma sala em Botafogo próximo ao Botafogo Praia Shopping, todas as terças, das 19:00 às 21:00. O valor é estipulado pelo próprio participante. O facilitador é Nelson Job (psicólogo, professor e doutorando do HCTE/UFRJ).
Início do módulo "Deleuze & Mística": 06 de setembro - 2 meses de duração
Contato: nelsonjob1@yahoo.com.br e (21)8646-8905

Bibliografia Opcional:
. "Coletânea Hermética" W. Westcostt (org)
. "Introdução: Rizoma" in: "Mil Platôs 01" e "Devir-Intenso, Devir-Animal, Devir-Imperceptível" in: "Mil Platôs 04" Deleuze & Guattari
Ótimo texto acerca de Deleuze e a feitiçaria: "Memories of sorcerer" Matt Lee


Próximos módulos: "Consciência Quântica" (novembro) e "O Devir da Literatura em Philip K. Dick" (dezembro)


"Deleuze & Mística" no Facebook:

Nenhum comentário: