CO(S)MICIDADES: dia 15/10/16, sábado, de 10 às 18:00 (Rua Barão de Guaratiba, 29, Glória)

quinta-feira, 10 de março de 2011

Grupo de Estudos: "Ética Transdisciplinar"

A Filosofia de Spinoza entre a Mística e a Ciência


Link


Próximo Módulo do Grupo de Estudos A Egrégora Conceitual

Natureza = mente = Deus. Imaginação = refração. Em provocações como essas, Baruch Spinoza provoca a maior reviravolta na filosofia, na teologia, no misticismo, prefigurando a reviravolta da Física Moderna. Obra transdisciplinar por excelência, de fôlego inesgotável, apenas em um prisma múltiplo se apreende seus conceitos que são ainda hoje revolucionários e necessários: imanência, potência, intuição etc.

Este módulo "Ética Transdisciplinar" vai investigar as influências de Spinoza: os Estóicos, Plotino, a mística, a ciência de Kepler, para desvendar os mistérios da "Ética", obra máxima do filósofo, colocando-a em ressonância com a Filosofia da Diferença (Deleuze) e a Física Moderna, evidenciando os contornos éticos contemporâneos dos conceitos espinozistas e fazendo-os emergir nas relações aqui e agora.

Sendo espinozista etc, este grupo de estudos não é "de filosofia", mas sim, de cultivo ético na vida, no cosmos, aberto a todos que se sintam nessa proposta: o conceito é apenas o trampolim!

Início: 05 de março, as terças das 19:00 as 21:00 (este módulo tem a duração linear de 2 meses, mas se pretende atemporal...)
Local: casa no Humaitá
Valor: estipulado pelo participante (um grupo espinozista não deveria ter valores a priori...), o primeiro dia é gratuito
Coordenador: Nelson Job - psicólogo, professor e doutorando (HCTE/UFRJ)
Informações: nelsonjob1@yahoo.com.br

A Egrégora Conceitual em escrita: clique AQUI
Informações gerais acerca do grupo de estudos: clique AQUI
O que é "Ontologia Onírica"?: clique AQUI