CO(S)MICIDADES: dia 15/10/16, sábado, de 10 às 18:00 (Rua Barão de Guaratiba, 29, Glória)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

II Simpósio da SIAEN: Mística e Linguagem


http://www.thebluegrassspecial.com/archive/2010/april10/imagesapril10/plotinus1.jpg

Vou realizar uma apresentação no II Simpósio Ibero - Americano de Estudos Neoplatônicos "Mística e Linguagem" que ocorrerá de 23 a 27 de maio deste 2011 na UFF, (Campus Gragoatá, Bloco O, sala 516) em Niterói, organizado pela Sociedade Ibero-Americana de Estudos Neoplatônicos (SIAEN).


O título do meu trabalho será "Mística e Ciência". Minha apresentação será no dia 27 de maio, sexta-feira de 09:00 ao 12:00, na Mesa 01, onde haverão apresentações de outros sobre Bergson e neoplatonismo. Segue meu resumo:

Mística e Ciência (por: Nelson Job)

As relações entre mística e ciência foram, durante um longo tempo, negligenciadas. Estudos como os de Frances Yates, James Connor , Betty Dobbs etc, vieram mostrar, nas últimas décadas, como os considerados “homens de ciência”, respectivamente, Giordano Bruno, Kepler e Isaac Newton eram também homens místicos, se relacionando intensamente com o Hermetismo, e, consequentemente, com a alquimia e a astrologia. O Hermetismo tem, segundo Yates, sua base histórica e filosófica no neoplatonismo de Plotino. A alquimia também é relacionada por Jung como sendo o tema dos sonhos do físico Wolfgang Pauli. A amizade profícua entre eles gerou conversas sobre a relação entre Mecânica Quântica, Taoísmo, os Upanixades e psicologia, resultando no conceito sincronicidade. Os Upanixades também eram objeto de atenção de Schrödinger e o Taoísmo, de Heinseberg e Bohr. Porém, se as citações diretas feitas pelos cientistas sobre mística abundam, mais curioso é a semelhança entre conceitos místicos e os da Mecânica Quântica, Teoria do Caos, Teorias da Unificação e Cosmologia. A relação do Princípio de Correspondência do Hermetismo com a autossimilaridade dos fractais é mais gritante, sendo já feita pelos atuais estudiosos herméticos. Acrescentaríamos o colapso de onda da Mecânica Quântica e a união da MQ com os fractais, a hipótese de unificação Triangulação Dinâmica Causal. Seguem nossas outras relações dos outros princípios com os conceitos científicos: Mentalismo/vazio quântico, Vibração/supercordas, Ritmo/atrator estranho, Polaridade/emaranhamento quântico, Causa e Efeito/partículas e, finalmente, Gênero/Universo Eterno ou bouncing .

O texto completo com bibliografia é o "A Ontologia Onírica no Devir Pós-Natureza", veja AQUI!

Site da SIAEN: http://www.siaen.com/home.html

Link do Simpósio (inscrições, programação COMPLETA etc):

http://siaenrio.no.comunidades.net/index.php?pagina=1479663815


http://www.hermes-press.com/plotinus4.jpg