CO(S)MICIDADES: dia 15/10/16, sábado, de 10 às 18:00 (Rua Barão de Guaratiba, 29, Glória)

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Campo Transaberes




 Novos encontros na cidade para “transaber”

Michel Melamed, Nelson Job, Ricardo Kubrusly e Sergio Seixas inauguram o Campo Transaberes dia 7/11, com entrada franca.
Conversações, transcriações, encontros e celebrações acontecem no Comuna, em Botafogo, a partir de 11/11
.

No Campo Transaberes professores são atratores, alunos são participantes, cursos são conversações e workshops são transcriações. A necessidade de renomear funções e atividades já conhecidas não é gratuita, segundo Nelson Job, psicólogo, Doutor em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ) e idealizador das atividades que, com o propósito de gerar um saber híbrido para uma vida mais ética, com mais potência e possibilidades de criação.

“Sempre organizei e participei de eventos de caráter transdisciplinar, palavra que acaba evocando o ‘disciplinar’, a grande história ocidental de separatismo do conhecimento. A ideia do Campo Transaberes é articular os saberes conceitualmente e com a vida. Como também sou psicólogo, acho importante um conhecimento que não sirva apenas como ‘malhação neural’, mas que contribua para uma vida mais ética. A ética, segundo Spinoza, está profundamente ligada à alegria. Quanto mais ética, mais alegria e mais potência para criar. É esse novo conhecimento que buscamos, por isso as velhas definições não nos atendem”,      diz Job.


O naipe dos convidados para a inauguração no dia 7/11, com entrada franca no Centro Empresarial Rio-CER, em Botafogo, diz ainda mais sobre o Campo Transaberes: além de Nelson Job, estarão lá o artista interdisciplinar Michel Melamed, o matemático, poeta e coordenador do HCTE/UFRJ Ricardo Kubrusly e o astrólogo Sérgio Seixas. O tema é “Como um saber se relaciona com outros”, afinal as relações entre magia, filosofia, ciência e arte e a articulação com a vida são o que orienta as atividades do Campo Transaberes.



COLETIVO TRANSABERES 
Com Nelson Job, doutor em História das Ciências, Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ) “atrator” e psicólogo.
Grupo em que se apreendem as relações dos mais variados saberes como a magia, filosofia, ciência e arte, fazendo-os convergir produzindo um novo campo de saber, os transaberes.

nelsonjob1@yahoo.com.br







                                                


         Facebook/Transaberes

Nenhum comentário: