CO(S)MICIDADES: dia 15/10/16, sábado, de 10 às 18:00 (Rua Barão de Guaratiba, 29, Glória)

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Novos grupos de estudos Coletivos Transaberes 2015

2 novos grupos de estudos Coletivo Transaberes se iniciam em outubro de 2015: dia 05, um novo tendo como base o livro de Nelson Job, "Ontologia Onírica" e outro acerca de Spinoza no dia 06, cujo livro-texto será a "Ética".

Ambos terão como atrator Nelson Job (doutor e pós doutorando HCTE/UFRJ, psicólogo e autor do "Ontologia Onírica") e serão na Rua 2 de Dezembro 78 (Catete Business Center, prédio do KFC), Catete (o n. da sala é fornecido por e-mail: nelsonjob1@yahoo.com.br)
O valor é fornecido pelos próprios participantes.


Coletivo Transaberes: Ontologia Onírica




Vivemos uma época singular, onde a ciência, que tentou evitar suas raízes mágicas, agora encontra uma Natureza caótica em que os saberes como a filosofia, a magia e a arte se dão a mão e legitimam antigos "invisíveis". A Guerra das Realidades permitem que apreendamos o sonho, a magia, a ficção etc enquanto extensões do nosso mundo real. Muitos autores citados no "Ontologia Onírica" ajudarão em nossa jornada: Deleuze, Hermes Trismegistus, Roger Penrose, Henri Bergson, Tim Ingold, Philip K. Dick e tantos outros. Haverão alguns encontros práticos opcionais, onde ocorrerão meditações e experimentações energéticas.
De 3 a 4 meses de duração, início 05/10/2015.
O livro Ontologia Onírica estará à venda no local.
Toda segunda, de 17:30 às 19:15.
No Facebook: AQUI

Coletivo Transaberes: Spinoza & os Transaberes




Baruch Spinoza escreveu sua Ética no sec XVII que permanece como uma obra única: nela coexistem filosofia, geometria, ótica, teologia e, claro, um profundo e atual tratado de ética, ou seja, o melhor exemplo do que nomeamos enquanto Transaberes: o transdisciplinar aplicado à vida. Nesse grupo, utilizaremos a Ética como guia, no entanto a colocaremos em relação com as obras completas de Spinoza bem como seus principais comentadores (Deleuze, Negri, Klever, Chauí etc); com as suas maiores influências (Estoicos, Plotino, Giordano Bruno etc), estabeleceremos a relação da Ética com os tratados dos grandes sábios do Oriente (Lao Tsé, Ramana, Nisargadatta etc) e com a ciência e outros saberes contemporâneos.
Recomendamos a Ética da ed. Autêntica ou da ed. Pespectiva (Obra Completa IV de Spinoza), ambas em catálogo no Brasil.
De 3 a 4 meses de duração, início 06/10/2015.
Todas as terças de 10:00 ao 12:00.
No Facebook: AQUI