CO(S)MICIDADES: dia 15/10/16, sábado, de 10 às 18:00 (Rua Barão de Guaratiba, 29, Glória)

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Co(s)micidades: evento público Transaberes

Dos belos encontros à  Gargalhada Cósmica 




O encontro “Transaberes: Co(s)micidades”, que acontece no dia 15 de outubro (sábado), no Espaço Terra Mater (Rua Barão de Guaratiba 29, Glória), reunirá estudiosos e pensadores contemporâneos de diferentes áreas do conhecimento, como filosofia, física, cosmologia, artes, antropologia e espiritualidade, para reflexões sobre as várias abordagens do riso. O encontro acontece das 10h às 18h e contará com a contribuição consciente do público.

O tema Co(s)micidades, como o próprio nome sugere, propõe a imanência da comicidade e do cósmico, além de permitir outras abordagens como a relação com a “cidade”, “idade” (no sentido de “era”) e “comic” (história em quadrinhos). “Segundo Spinoza, bons encontros geram aumento de potência, que é a alegria, na filosofia. Isso vai contra a ideia de que o conhecimento é algo sisudo. Ele pode ser algo prazeroso, que traz alegria. É o que chamamos de “gargalhada cósmica”, uma contribuição dos trópicos em relação ao conceito de riso do filósofo Henri Bergson”, explica Nelson Job, que também é doutor e pós-doutorando em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ e autor do livro “Confluências entre magia, filosofia, ciência e arte: a Ontologia Onírica”.

O encontro acontece em formato de “espiral”, o que permite um debate orgânico e contínuo. Os palestrantes convidados participarão como atratores e provocadores de cada área por meio de intervenções curtas, falas ou apresentações artísticas. Segundo Nelson, “o objetivo é facilitar a hipermeabilidade e a transdiciplinaridade dos saberes, ou seja, a partir das suas interrelações, emergem saberes híbridos”.


PROGRAMAÇÃO

10h00 às 11h45 
Marly Chagas (musicoterapeuta)
Vera Lúcia Barros (psicóloga)
José Pacheco (educador)

11h45 às 13h30
Grupo Ocupação de Escolas
Nelson Job (vortexeador dos transaberes)
Richard Riguetti (palhaço)

13h30 às 14h30 
Hora reservada para almoço 

14h30 às 16h00
Auterives Maciel (filósofo)
Paloma Carvalho (artista visual)
Gustavo Ruiz Chiesa (antropólogo)

16:00 Lançamento de livro "Além do que se vê"

16h30 às 18h00
Renato Noguera (filósofo)
Maria Luiza de Carvalho (psicóloga e terapeuta ocupacional)

Veetshish Om (física, psicóloga e expressão do Inominável)


Saiba mais no vídeo:




O vídeo acima é de nossa camapanha de crowdfunding. Faça sua contribuição e ganhe recompensas: AQUI


Durante o evento também acontecerá o lançamento do livro “Além do que se Vê: magnetismos, ectoplasmas e paracirurgias” (acerca do livro, clique AQUI) do antropólogo Gustavo Ruiz Chiesa, um dos atratores do Co(s)micidades.




Documentário
O estudo dos transaberes será tema de documentário. O filme contará com a participação de importantes intelectuais de diferentes áreas, como o Luiz Pinguelli Rosa, físico e ex-diretor da Coppe, o filósofo italiano Ugo Pagalo e o jornalista e autor do blog Cinegnose, Wilson Roberto Vieira Ferreira. O encontro Co(s)micidades também fará parte do documentário.

Para dançar
No mesmo dia, 15, a partir das 23h, na Vizinha 123 (Rua Henrique de Novaes 123, Botafogo), será realizada a “Vortex”, festa dançante com diferentes estilos musicais e variadas nacionalidades. A proposta é colocar em prática o conteúdo conceitual desenvolvido durante o encontro e oferecer uma experiência de transaberes e culturas. A entrada custa R$ 10,00.




Serviço
“Encontro Transaberes II: Co(s)micidades”
Data:
15 de outubro (sábado)
Horário: 10h às 18h
Local: Espaço Terra Mater (Rua Barão de Guaratiba 29, Glória)
Entrada: contribuição consciente
Co(s)micidades no Facebook: clique AQUI

“Festa Vortex”
Data: 15 de outubro (sábado)
Horário: a partir de 23h
Local:
Vizinha 123 (Rua Henrique de Novaes 123, Botafogo)
Entrada: R$10,00
Garante sua entrada: AQUI
Festa Vortex no Facebook: clique AQUI

Campanha do Benfeitoria (crowdfunding): AQUI

Intensificadoras: Carolina Moraes e Eduarda Moura

Coletivo Transaberes