terça-feira, 20 de outubro de 2020

Evento online: Cartografias do espanto


"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo”, dizia H. P. Lovecraft, o mestre do horror cósmico. Em tempos de pandemia, o medo tende a se tornar onipresente e até, de certa forma, naturalizado. Como apreender essa emoção que nos co-move tão intensamente? Nesse evento online, “Cartografias do espanto”, vamos abordar a questão do medo, pânico, horror etc. na ficção literária, cinematográfica etc., à luz da confluência de vários saberes. Para tanto, teremos o escritor Octavio Aragão, o psicólogo Luis Granato e o pesquisador transdisciplinar Nelson Job para mergulhar nas profundezas sombrias desse tema e confrontar os fantasmas que ele conjura. Traga sua estaca e sua água benta e venha uivar com a gente! 

ATRATORES

Octavio Aragão (designer gráfico formado pela EBA UFRJ, Dr em Artes Visuais e professor responsável pela cadeira de Jornalismo Gráfico da ECO UFRJ. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC), autor de três romances e duas Graphic Novels.)

O Terror em Tempos de Cólera: como Alan Moore reinterpreta os monstros clássicos da literatura para a sensibilidade contemporânea”. Nessa apresentação, mostraremos as visões do roteirista inglês, considerado hoje como o mais importante quadrinista em atividade, para os personagens vitorianos e a obra de H.P.Lovecraft, em A Liga Extraordinária e Providence.

Luis Granato (Psicólogo, mestre em Antropologia Social PPGAS-MN/UFRJ, Professor de psicologia do IBMR)

As figuras do susto e as fronteiras do possível: considerações sobre as imagens do horror”. Como a experiência subjetiva do medo, do susto e do pânico são indicadores precisos de fronteiras psíquicas, e concomitantemente da “realidade”. O horror é o índice desta fronteira. A criação literária e cinematográfica oferecem um repertório do espantoso, indicando as especificidades deste limite. A morte, a loucura, as vivências de influência, a desrealização, a despersonalização, as distopias, a hybris humana encarnada na ambição do cientista, na destruição atômica, no colapso ambiental, nos monstros, extraterrestres, vampiros ou bruxas. O que apavora é sempre específico. 

Nelson Job (doutor pelo HCTE/UFRJ, criador do campo experimental e conceitual transaberes,  psicólogo e autor do livro “Vórtex: modulações na Unidade Dinâmica”).

Sobre-natural: abismar os invisíveis no pensamento e seus desdobramentos na ficção de horror”. Vamos apreender como o processo de dualismo e impermeabilização do ego ao longo da história do pensamento “ocidental” tentou eliminar os invisíveis enquanto espiritual e mágico, realocando-os na ciência e na ficção de forma a serem controlados pelo imaginário. Conceituando à beira do abismo, pensando o impensável, vamos conjurar as potências dos invisíveis.

PROGRAMAÇÃO

Data: 21 de novembro

14:00 - Octavio Aragão

15:30 - Luis Granato

17:00 - Nelson Job

ASSISTA

Clique nos nomes abaixo:

        Luis Granato

Nenhum comentário:

Postar um comentário